O II Open do Tejo é um torneio de debate competitivo organizado pela Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa aberto a toda a comunidade estudantil do ensino superior. O torneio decorrerá, de 26 a 28 de outubro, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). A Grande Final do torneio terá lugar no Museu da Marioneta, na tarde de domingo. O modelo adoptado para o torneio é o British Parliamentary Debate (BP), sendo este a matriz mais popular em Portugal e a nível mundial.
Além de enriqueceres o teu CV, com direito ao respetivo certificado de participação, habilitas-te também aos prémios para melhor equipa, melhor orador, orador revelação, melhor adjudicador, adjudicador revelação e melhor equipa iniciada. Aliado a isto, poderás conhecer e conviver com pessoas de universidades de todo o País, nos inúmeros coffee-breaks e socials que o torneio te oferece.
Quatro equipas de duas pessoas confrontam-se, com apenas 15 minutos de preparação, em discursos de 7 minutos, em que procuram defender ou atacar uma moção anunciada no início do debate, independentemente da sua posição pessoal. A posição das equipas, que condiciona o seu papel, é ditada aleatoriamente (1.º Governo, 1.ª Oposição, 2.º Governo, 2.ª Oposição), pelo que é possível que os oradores defendam posições que não sejam as suas, saindo da sua “zona de conforto”. Qualquer assunto pode ser debatido desde que ambos os lados sejam defensáveis.
Não te preocupes, a única coisa que precisas para participar é vontade de debater e conhecer pessoas novas. A SDUL terá, ao longo do mês de outubro, os habituais debates semanais onde te ensinaremos as regras e truques para debater melhor, para, que chegada a competição, estejas completamente à vontade.